Central de Denúncias de Violações de Direitos Humanos intensificará Promoção da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa

A Central de Denúncias de Direitos Humanos foi destaque em reunião entre a OAB Subseção Vitória da Conquista e Coordenação e Conselho Municipal das Políticas de Igualdade Racial na última semana. A proposta é que ferramenta desenvolvida pela OAB garanta o compromisso da Ordem na defesa dos direitos humanos, com ênfase na promoção da igualdade racial e no combate à intolerância religiosa.

Criado no ano passado pela Comissão de Direitos Humanos da Subseção, o canal de denúncias vem recendo e encaminhando denúncias de violação de direitos humanos e auxiliando a população da região, sobretudo aqueles em estado de vulnerabilidade social.

O Presidente da OAB, Ubirajara Ávila, reafirmou o compromisso da Ordem na defesa dos direitos humanos destacou o importante papel de Alexandre Garcia e demais membros da Comissão: “Agora nossa Central de Denúncias, que desempenha um relevante papel social, terá um foco especial na promoção da igualdade racial e no combate à intolerância religiosa, pois essa é uma obrigação da Ordem, sobretudo na defesa do Estado Democrático de Direito. Não podemos permitir que ainda nos dias de hoje possamos presenciar cenas de racismo ou de desrespeito às religiões. Precisamos nos unir e intensificar as ações em defesa da dignidade da pessoa humana”, ressaltou.

“A intenção da reunião é a de procurar um aparato jurídico, para poder atuar de maneira efetiva às várias denúncias que têm chegado”, relata o Coordenador Municipal de Igualdade Racial, Alberto Gonçalves.

A Comissão de Direitos Humanos em parceria com a Coordenação Municipal realizará um evento para discutir com profundidade esses temas.