Fim de revistas no fórum da Justiça Federal

A Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB Subseção Vitória da Conquista, acompanhadas dos Presidentes da Comissão Estadual de Direito Previdenciário e da Comissão Estadual Especial de Apoio à Advocacia, Eddie Parish e Anna Carla Fracalossi, reuniram-se com o Diretor do Fórum e Juiz Federal da 2ª Vara Federal de Vitória da Conquista, Fábio Stief Marmund, nesta quarta-feira (05), para tratar da revista obrigatórias em advogados e advogadas no fórum da Justiça Federal.

Segundo Naiara Marques, Presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, a reunião foi requerida após a OAB receber relatos de excessos nas revistas durante acesso ao fórum. “Embora o procedimento de segurança seja necessário, não se pode permitir que o seu excesso se torne invasivo. Sobretudo por suas bolsas e pastas se tratarem de instrumento de trabalho, os quais são garantidos a inviolabilidade por lei. De forma que qualquer ação contrária violaria frontalmente suas prerrogativas”.

A Presidente da Comissão Estadual Especial de Apoio à Advocacia, Anna Carla Fracalossi, avaliou de forma positiva a ação. “Penso que com ações como essa de hoje todos saem ganhando: a Justiça Federal por se aproximar cada vez mais da sociedade através de diálogo cortês e urbano com a advocacia e a advocacia por ter respeitada suas prerrogativas e poder assim desempenhar sua nobre missão”.

Após os relatos da OAB, Marmund afirmou que aplicará na íntegra a portaria expedida por Dirley da Cunha Júnior, diretor do Fórum da Seção Judiciária da Bahia, suspendendo imediatamente as revistas nos pertences pessoais dos advogados e advogadas naquele fórum.