OAB Conquista se reúne com INSS para facilitar andamento de processos à distância

OAB Conquista se reúne com INSS para facilitar andamento de processos à distância

Na última segunda, (04/02), representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subseção Vitória da Conquista e do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) da cidade se reuniram para tratarem do INSS Digital, um recurso que transforma a tramitação de processos em papel para o modo digital, já implantado em algumas cidades baianas e que em breve estará em funcionamento na agência de Vitória da Conquista.

O sistema surgiu para solucionar a questão da falta de servidores e agências perante o número de pedidos e acessibilidade dos beneficiários ao Instituto. O objetivo é reduzir a morosidade no atendimento, além de dispensar a necessidade de se deslocar até uma agência do INSS, sendo que o sistema fornece a concessão e o agendamento dos benefícios de forma rápida e objetiva, ou repassa as solicitações para outras sucursais. Dessa forma, o atendimento se torna mais rápido e com uma qualidade superior. Os advogados credenciados no sistema terão acesso virtual aos processos.

O recurso já é presente em muitos estados do país, e muito em breve auxiliará os advogados e outros beneficiários da Bahia, que, embora já cadastrada na plataforma, ainda não a utiliza. A reunião foi essencial para que a OAB de Vitória de Conquista esteja a par do sistema e de seus benefícios para a região, diante dos reais problemas de alcance e transitabilidade que órgãos como o INSS enfrentam aqui e em todo o Brasil.

Ainda nesta semana, Ronaldo Soares, presidente da OAB de Vitória da Conquista, irá participar do Colégio de Presidente de Subseções, na oportunidade, o INSS oferecerá um curso para que a plataforma seja divulgada e conhecida, além de apresentarem os primeiros advogados a serem credenciados pelo sistema.

Siga-nos